NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES
Formação de Professores. Necessidades Formativas. Língua Brasileira de Sinais. Educação de Surdos.
A presente pesquisa se propôs a identificar as necessidades formativas do professor regente, da rede regular de ensino, em classe comum com alunos surdos. A lei 10436/2002 e o decreto 5626/ 2005, regulamentaram o acesso da pessoa surda a educação e a garantia do intérprete de Libras no ambiente escolar, entretanto a responsabilidade do ensino é do professor regente. No ambiente escolar, além do intérprete de Libras, o que é necessário ao professor para que atinja seus objetivos de ensino frente a esses alunos? A pesquisa se configura como descritiva em abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e entrevista semipadronizada. Assim, pretende-se contribuir para o campo de estudo de educação de surdos de forma a refletir sobre a articulação entre a educação de surdos e formação docente. Ao fim dessa pesquisa identificou-se as necessidades formativas do professor regente da classe regular no atendimento ao aluno surdo, com notória necessidade de formação continuada para um atendimento eficaz a esse aluno. Descreveu-se que desafios esses professores enfrentam nesse atendimento; compartilhando os relatos de experiências positivas no ensino ao aluno surdo; o que propiciará a professores conhecer algumas práticas docentes que obtiveram êxito para o ensino do aluno surdo em classe regular. Percebeu-se através dessa pesquisa que a maioria dos professores participantes não se sentem preparados para o atendimento ao aluno surdo, apontando como necessidade formativa a formação continuada para melhor conhecimento das especificidades do aluno surdo, ressignificação da prática e consequentemente, melhor atendimento a esses alunos.