CARTOGRAFANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCADORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAVRAS-MG: O DESÁGUE DAS ARTES A PARTIR DO 145º FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Experiências; Formação; Arte; Currículo Referência de Minas Gerais; Professores/as.
Esta pesquisa tem como objetivo cartografar o processo de formação dos/as educadores/as do município de Lavras - MG a partir do contexto do 145º Fórum Sul Mineiro da Educação Infantil, cuja temática foi “A Arte no Currículo Referência de Minas Gerais: transformando realidades em possibilidades”. O trabalho justifica-se pela importância de problematizar a formação de educadores/as, assim como as experiências artísticas desenvolvidas com professores/as, monitores/as e crianças da Educação Infantil. Com isso, surgem indagações, questionamentos e curiosidades. Mas afinal, qual o efeito da formação em artes para Educadores/as da Educação Infantil? Quais foram os processos pedagógicos vivenciados para a construção da temática em tela? Houve continuidade nas formações e desenvolvimento de atividades artísticas? Inundados/as com ferramentas da pesquisa qualitativa, optou-se por cartografar todo o processo: as produções artísticas das crianças, a fala de educadores/as e demais participantes por meio de registros realizados em um Diário de Bordo. Uma entrevista semiestruturada, Análise Discursiva e Análise Documental do material constituinte deste FSMEI também serão ferramentas de coleta do material empírico. Todo o material empírico recolhido, foi devidamente transcrito e analisado, junto aos documentos norteadores das ações, visando, principalmente, problematizar e destacar como ocorreu todo o processo de produção e formação continuada desses/as profissionais. Como produto final, destaca-se a criação de um curta-metragem com intenção informativa e de destaque das obras e resultados obtidos a partir do 145º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil.