RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DO PROEB DO 9º ANO ÀS PRÁTICAS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Avaliação Educacional. SIMAVE. PROEB do 9º ano. Gestão Escolar. Ensino-aprendizagem.
Em termos de desenvolvimento educacional, observa-se que uma eficiente gestão de resultados é um dos aspectos que contribui para a melhoria da educação escolar. Tal desenvolvimento também pode se dar, a partir de análises de avaliações que envolvam habilidades descritas nas matrizes de referência, junto ao conteúdo programático previsto para a etapa de escolaridade avaliada. Tais avaliações, ditas sistêmicas, somente terão utilidade aos professores, se eles receberem, em tempo hábil, as informações e subsídios que os ajudem a orientar suas práticas pedagógicas. Desse modo, é importante refletir sobre como a apropriação de resultados é realizada nas escolas e quais são as estratégias utilizadas pelos seus gestores para orientar as práticas, a partir dos resultados obtidos. Dessa maneira, o seguinte questionamento norteou este estudo, como os gestores podem contribuir com professores, para melhorar o desempenho escolar dos alunos, por meio da apropriação dos resultados do PROEB do 9º ano? O objetivo geral da pesquisa foi explorar e propor possíveis apropriações dos resultados do PROEB do 9º ano no âmbito escolar da rede pública mineira de educação. E, como específicos, interpretar os aspectos estratégicos, técnicos e operacionais do sistema da avaliação educacional brasileiro; compreender o processo de implementação das avaliações em larga escala; analisar o SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública) e verificar a importância de apropriação dos dados ofertados pelo PROEB do 9 º ano, para garantir a qualidade da educação. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica em que se realizou um levantamento bibliográfico, em acervos brasileiros, sobre sistema de avaliações de larga escala com ênfase no SIMAVE e PROEB. Com este estudo, evidenciou-se, por meio dos estudos dos resultados do PROEB, como é possível oferecer subsídios e orientações aos professores e comunidade escolar de forma a garantir e estimular um trabalho educativo mais eficiente e de qualidade.