O FUTEBOL DE MENINAS NO CONTEXTO ESCOLAR LAVRENSE: EXPERIÊNCIA, FORMAÇÃO E IDENTIDADE
Futebol; Mulheres; Escola.
Esta pesquisa teve como objetivo investigar um grupo de meninas e o professor de Educação Física em uma escola pública na cidade de Lavras/MG que reivindicou e conquistou a estruturação de uma equipe de futsal de mulheres naquele contexto educativo. Compreendendo que o futsal ainda é um ambiente considerado de reserva masculina, essa pesquisa parte do entendimento das relações desiguais gênero existentes no esporte, sobretudo no Futsal. Sendo assim, buscamos compreender as experiências e os processos de formação desse grupo que ultrapassa a fronteira de gênero existente em nossa sociedade. Para a produção do material empírico foram realizadas entrevistas com o grupo das meninas que jogam futsal naquele espaço formativo e com o professor de Educação Física que também é treinador dessa equipe. De caráter qualitativo e apoiada nas teorias pós-críticas, o material empírico foi analisado a partir da Análise do Discurso com suporte dos estudos de gênero e pós-estruturalistas. Espera-se com essa pesquisa reconhecer e potencializar o papel do futsal praticado por mulheres na escola enquanto fenômeno de transgressão e resistência.