Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA TERRA DUARTE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA TERRA DUARTE LIMA
DATA: 08/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Não Presencial
TÍTULO:

APRENDENDO A ENSINAR ONLINE: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE UM CURSO ONLINE ABERTO E MASSIVO (MOOC) PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino online; Ensino remoto emergencial; Formação de redes colaborativas.


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As formas de ensino online se destacaram nos últimos anos, sobretudo em 2020, quando a sociedade se viu diante do chamado Ensino Remoto Emergencial (ERE), instaurado devido ao distanciamento social. Dentre as formas de ensino online, estão os MOOCs (Massive Open Online Courses), que são cursos de curta duração, abertos ao público e que acontecem online. Esse modelo de oferta contribui para a democratização do ensino, justamente por serem cursos mais rápidos, sem pré-requisitos para admissão e sem barreiras geográficas e temporais. Nesse contexto, a presente dissertação tem por objetivo a elaboração de reflexões sobre a produção de um curso online aberto e massivo (MOOC) para a formação continuada de professores um MOOC intitulado “Aprendendo a ensinar online”. Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva e qualitativa, tendo como principal fonte de dados o diário de campo. Nele foram registradas todas as etapas do projeto, desde a concepção do MOOC – escolha de conteúdo, atividades e plataforma de hospedagem, além de sua produção – passando pela gravação de videoaulas, pela organização de arquivos de leitura e tarefas, até a finalização, quando o curso foi organizado de maneira completa e disponibilizado na internet. Constatamos que a produção de um MOOC vai além da simples gravação de videoaulas e requer elaboração e planejamento, sobretudo pedagógico. Há um vasto campo para pesquisas na área, a fim de que desafios sejam mitigados. Alguns deles são a necessidade de estudos acerca do funcionamento da aprendizagem em rede, das formas de avaliação e certificação dos MOOCs, da superação do processo de incredibilidade no qual o mercado inseriu os MOOCs. Além desses, o principal desafio percebido por meio desta pesquisa, foi a necessidade de que os MOOCs atendam uma quantidade significativa de participantes sem comprometer as relações humanas e individuais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Presidente - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Externo à Instituição - SUSANA CRISTINA DOS REIS - UFSM (Membro)
Externo à Instituição - VALDIR SILVA - UNEMAT (Suplente)
Notícia cadastrada em: 13/06/2021 18:31
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 13/10/2024 23:16