Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELICA DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELICA DE SOUZA SILVA
DATA: 05/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Não Presencial
TÍTULO:

O ENSINO DO ULTIMATE FRISBEE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB OS PRESSUPOSTOS FREIRIANOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ultimate Frisbee; Educação Física; Formação Emancipatória.


PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O estudo em questão pretende cotejar possíveis inter-relações entre o ensino do Ultimate Frisbee e a perspectiva de educação emancipatória, sob os pressupostos freirianos. Trata-se, portanto, de observar se, ao tematizar o referido saber de natureza esportiva – compreendido enquanto manifestação da cultura corporal de movimento – no interior do componente curricular Educação Física, encontrar-se-á “solo fecundo” para o desenvolvimento das categorias pedagógicas (dialogicidade, conscientização, emancipação, práxis e autonomia) presentes na abordagem de ensino interacionista sociocultural, da qual Paulo Freire é o principal expoente. O objetivo central consiste em analisar se a modalidade, em razão de suas particularidades estruturais, oportunizará as categorias pedagógicas presentes no pensamento freiriano, ao ser tematizado em aulas destinadas ao Ensino Médio.  Logo, os objetivos específicos são de realizar uma revisão sistemática a fim de mapear as produções brasileiras sobre a modalidade, assim como construir uma proposição pedagógica para o ensino do Ultimate Frisbee. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza teórica, caracterizada mais especificamente como bibliográfica. Ao realizar a revisão sistemática acerca da produção científica nacional sobre o tema, identificou-se uma inópia de produções o que ratifica a relevância desse estudo. Então, após perscrutar as idiossincrasias da modalidade, a evolução do pensamento freiriano e suas categorias pedagógicas, iniciou-se a construção da proposição pedagógica para o ensino do Ultimate Frisbee, sendo dividida em quatro momentos: o Momento Inicial, de acolhida e levantamento do universo de experiências dos educandos sobre a cultura corporal de movimento; o Momento Investigativo, de escolha das questões mais significativas emergidas do diálogo com os discentes; o Momento Propositivo, de desenvolvimento de situações existenciais e aprofundamento nas problematizações; e o Momento de Fechamento, isto é o encerramento do ciclo de atividades pedagógicas. Ao longo da proposição, foram identificadas diversas possibilidades nas quais o processo de ensino-aprendizagem do Ultimate Frisbee poderá pelo menos em tese, encontrar solo fecundo para suscitar a abordagem e desenvolvimento das categorias pedagógicas. Almeja-se que, os resultados da pesquisa, possam subsidiar as atividades de planejamento, intervenção e avaliação de professores/as em exercício profissional, por efeito aquilatar a organização e eficácia do trabalho pedagógico, em especial no que diz respeito ao ensino do Ultimate Frisbee e a perspectiva de formação emancipatória.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALCIDES JOSÉ SCAGLIA - UNICAMP (Membro)
Interno - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Suplente)
Externo à Instituição - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS - UNESP (Suplente)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Presidente - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)
Notícia cadastrada em: 30/06/2021 19:08
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 13/10/2024 22:16