A CONTRIBUIÇÃO DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: RESSIGNIFICANDO SABERES
Supervisor pedagógico. Desenvolvimento profissional. Pesquisa-formação. Formação continuada.
O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições do supervisor pedagógico na ressignificação do processo de formação continuada e desenvolvimento profissional docente a partir da pesquisa-formação. Os sujeitos da pesquisa são os supervisores pedagógicos da rede municipal de uma cidade do sul de Minas Gerais. A formação contínua de professores centrada na escola tem ganhado destaque nas discussões e políticas de formação de professores. O supervisor pedagógico é o profissional responsável por desenvolver e acompanhar tal processo de formação. Esse profissional favorece a tomada de consciência dos professores ao subsidiar e organizar a reflexão sobre as suas decisões pedagógicas e sobre as dificuldades encontradas ao desenvolver seu trabalho. O supervisor assume então um importante papel no desenvolvimento profissional de sua equipe. Para desempenhar o seu papel, o supervisor também necessita de formação pois no dia a dia é atropelado por urgências e necessidades do cotidiano sendo necessário vencer esses obstáculos. Pretende-se elaborar as pautas ancoradas nas necessidades e prioridades da equipe em seu contexto de trabalho. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e a pesquisa-formação surge como a possibilidade de fazer o próprio processo de formação tornar-se uma pesquisa e será embasada na pesquisa-ação. Serão aplicados questionários e ouvido relatos de experiência além da observação participante, diário de campo e encontros de formação com registros reflexivos para a coleta de dados. Pretende -se com esse projeto fomentar a formação de professores no contexto de trabalho tendo como agente principal de formação o supervisor pedagógico.