ENSINO DE LUTAS/ARTES MARCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB UMA PERSPECTIVA WALLONIANA
Lutas/Artes Marciais na Educação Física. Henri Wallon. Pedagogia das Lutas/Artes Marciais. Educação Infantil.
Compreende-se o francês Henri Wallon como àquele que contribui em diversos aspectos relacionados a Educação a partir da gênese de sua teoria sobre desenvolvimento infantil, que auxilia modelos pedagógicos nas mais diversas esferas do conhecimento. Visto isso, o trabalho em tela tem como grande subárea a Educação Física, mais especificamente abrange um universo ainda bastante complexo e incipiente no ambiente escolar, ou seja, o ensino de Lutas/Artes Marciais na educação infantil. Essa pauta, por si só, já traz uma carga de estranheza no dia a dia escolar, quando direcionada às crianças essa característica carrega algumas representações tanto de professores de Educação Física, como de pedagogos em geral. Com este imbróglio instaurado, buscamos como pergunta de pesquisa investigar na teoria Walloniana, quais suas possíveis contribuições ao ensino de Lutas/Artes Marciais para crianças pequenas, alocadas na Educação Infantil. O desenrolar da pesquisa se dará por meio de uma proposta de metodologia baseada na realização de um levantamento bibliográfico acerca de alguns campos de estudo que se relacionam no sentido de responder ao problema de pesquisa. Nesse sentido, também entrelaçamos seções com os temas relacionados à Educação Física, Lutas/Artes Marciais, Pedagogia das Lutas/Artes Marciais, Pedagogia do Jogo e a Teoria psicogenética de Henri Wallon, a fim de dar vida a uma proposta didática. Proposta essa que tenha suas raízes sob o escrutínio das mencionadas perspectivas, propondo novas análises que possam extrapolar o campo das ideias, tomando forma em direção ao ‘produto’ de pesquisa, que atende as exigências do mestrado profissional em Educação. Para compor o trabalho, inicialmente pensamos em oferecer um curso de formação inicial de professores envolvendo a licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Lavras – MG, para os ingressantes no programa PIBID/Residência Pedagógica em 2020. A análise do material empírico, decorrente desse processo formativo, será posteriormente realizada com a utilização do referencial teórico adequado. Tem-se também a opção de apenas construirmos a proposição teórica, mas analisaremos tal possibilidade no desenvolvimento da dissertação.