A INTENCIONALIDADE DOCENTE NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COM A LEITURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação docente, leitura literária, contação de histórias, educação infantil, saberes docentes.
Entendendo que a formação docente tem por finalidade o aprimoramento de saberes e qualificação das práticas educativas, esta pesquisa buscou uma compreensão dos conhecimentos construídos para a elaboração das atividades pedagógicas com a literatura infantil e a contação de histórias a partir da ludicidade e da criação imaginária. Diante das orientações dispostas em documentos oficiais sobre o trabalho pedagógico com a leitura literária, pode-se questionar até que ponto as atividades com a leitura são percebidas como instrumento de ressignificação para a aquisição de novos conhecimentos pelos professores, de modo a orientar uma prática educativa de forma significativa? Para isso a pesquisa assume por objetivo identificar quais estratégias de ensino subsidiam, orientam e organizam o planejamento pedagógico com a leitura e a contação de histórias das professoras na educação infantil. Como subsídio teórico apoia-se na discussão a respeito da formação de professores à luz das ideias de Tardif (2002, 2014), Nóvoa (1997), Gadotti (2003); no que concerne ao conceito de leitura nos ancoramos em Goulemot (2001) e quanto a leitura literária nos estudos de Cosson (2016). Para tanto, optou-se por realizar pesquisa de campo, sob abordagem qualitativa a partir de uma entrevista coletiva semiestruturada, de forma remota, por meio de vídeo conferência, com perguntas abertas, com professoras que atuam na educação infantil de uma escola da rede privada, localizada em uma cidade do Campo das Vertentes. Diante disso, o presente trabalho busca refletir sobre a intencionalidade docente no que se refere as propostas pedagógicas com a literatura infantil, visando contextos de letramento literário e sobre a formação de leitores na educação infantil.