A CONSTRUÇÃO DO ELO PEDAGÓGICO MEDIADO POR IMAGENS TÉCNICAS
Racionalidade estética. Imagem técnica. Elo pedagógico.
Não se pode negar que os aparelhos que fazem a mediação da comunicação e que produzem principalmente imagens, estarão cada vez presentes na relação entre professores e alunos. Sendo assim, que sentidos e fundamentos epistemológicos as imagens técnicas podem propiciar à organização do trabalho pedagógico? Nesse sentido a introdução de imagens técnicas no processo pedagógico potencializa o aprender/ensinar, por uma pedagogia da imagem, em como se aprende/ensina por meio de imagens, contribuindo para a construção de um novo elo pedagógico, agora centrado numa racionalidade estética e não mais em conteúdos disciplinares estáticos transmitidos pelo professor. Este presente estudo teórico e crítico, com base em pensamentos filosóficos de Flusser e Benjamin, em referências bibliográficas qualitativas de conceitos e teorias, tem o objetivo proposto em uma construção reflexiva de um novo elo pedagógico, mediado por imagens técnicas e instigados pela necessidade da invenção de uma nova forma estética para organização do trabalho pedagógico. Diante do caminho percorrido, em uma proposição e identificação dos fundamentos estéticos com suporte da racionalidade estética mediada por imagens técnicas, concluirá em um pequeno guia/manual pedagógico do trabalho com cinema em sala de aula. Esperando com a conclusão do trabalho uma grande valia para estudos de novos pensamentos, práticas e ações pedagógicas, ressignificando o elo pedagógico.