A CONCEPÇÃO DOCENTE SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM BUSCA DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS
Avaliação; Práticas Avaliativas; Professores do Ensino Fundamental.
A avaliação – aqui delimitada como o ato de aferir uma experiência de aprendizagem – ocupa (em tese) um espaço proeminente no processo formativo escolar. Contudo, em geral, trata-se exame como sinônimo de avaliação, incorrendo-se numa compreensão equivocada, notadamente por professores, mas não apenas (LUCKESI, 2002). Por efeito disso, adota-se uma postura e recursos no mínimo questionáveis em relação às práticas avaliativas, o que por sua vez, afeta tanto as representações sociais sobre avaliação quanto o emprego de intervenções pedagógicas a partir delas. À face disso, empreendeu-se uma investigação científica alvitrando cotejar as concepções docentes a respeito do ato de avaliar, de igual modo perscrutar suas implicações para o trabalho docente no ensino fundamental (anos iniciais), a fim de se pensar a relação entre avaliação e aprendizagem. Além disso, mapear experiências avaliativas consideradas bem-sucedidas (ou exitosas). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com desenho narrativo, tendo como público-alvo professores/as atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013). Para análise dos dados empregar-se-á a técnica da triangulação, que consiste em realizar “uma valorização fenomênica e técnica dos dados primários, em si mesmos e à exaustão”. Posteriormente, num segundo movimento analítico, as narrativas orais são “contextualizadas, criticadas, comparadas e trianguladas” (GOMES et al., 2010, p. 185). O método interpretativo ocorre mediante a três etapas, quais sejam: 1) preparação e reunião dos dados; 2) a avaliação da qualidade e, por último, 3) a elaboração de categorias de análise. Espera-se que os resultados do estudo possam contribuir com reflexões teórico-metodológicas relativas ao mote, fomentando o alargamento das margens formativas de professores/as, uma vez que assumem o papel de desencadeador do processo formativo.