A LEITURA DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO / PUBLIPOST E A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS
Leitura. Multimodalidades. Anúncio publicitário.
Em muitos contextos, as tecnologias configuram-se como desafiadoras nas práticas de ensino e aprendizagem. Ao entender a produção das linguagens relacionada também aos mesmos desafios, é viável problematizar os processos permeados nas atividades de leitura para atender às demandas das práticas sociais de linguagem. Assim, o presente trabalho elege como objeto de estudo o ensino da leitura de textos multimodais/ multissemióticos, especificamente, dos gêneros publicitários e veiculados por influencers digitais e youtubers como “publipost”. Apresenta como objetivo a apuração, compreensão e organização dos procedimentos teóricos, metodológicos e didáticos que os envolvem, com o intuito de colaborar com a construção do leitor emancipado no que tange ao consumismo. Para a consecução do objetivo proposto, a priori, será realizado uma pesquisa de cunho teórico pautada em autores que versam sobre questões ligadas à Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2009; 2012; 2013), à Teoria da Multimodalidade e à Gramática do Design Visual (DIONÍSIO, 2005; 2011; VIEIRA; SILVESTRE, 2015; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), ao gênero anúncio publicitário e seu caráter persuasivo, além das concepções de leitura de alguns estudiosos. A posteriori, a análise da dados ocorrerá a partir dos pressupostos orientados pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018) e por meio de levantamento e seleção de campanhas publicitárias que circulam nas mídias digitais. A partir das sapiências e análises empreendidas, será construído um Manual Pedagógico que compreenderá um manual de estudos sobre o trabalho com as multimodalidades/ multissemioses à luz da Gramática do Design Visual (GDV), juntamente a uma sequência didática de atividades voltadas para as aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental II. Espera-se que a pesquisa legitime-se como um contributo à formação dos professores de Língua Portuguesa com o intuito de mitigar e abarcar às complexidades do ensino da leitura dos novos textos, além de possibilitar o desenvolvimento do aluno capaz de exercer uma leitura crítica dos publipost que circulam em suas mídias digitais.