QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE SABERES E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS EM UM MUNICÍPIO NO SUL DE MINAS GERAIS
Desigualdade étnico-raciais; Educação Infantil; Saberes Docentes; Práticas Pedagógicas.
Essa pesquisa tem como objetivo compreender como as professoras de Educação infantil de município do Sul de Minas Gerais compreendem, desenvolvem práticas e possuem saberes acerca das desigualdades étnico-raciais. Para me aproximar dessas questões, pretendo investigar de maneira mais específica o que as professoras pesquisadas sabem à respeito do trabalho com essa questão no contexto educativo e qual relevância atribuem à isso. Além disso, quero perscrutar se as docentes já desenvolveram alguma intervenção sistematizada relativa ao tema, se encontraram desafios e quais as possíveis experiências exitosas. Diante dos objetivos explicitados, pesquisar a temática étnico-racial no contexto escolar, pode ser justificado por legislações que representam uma concepção de educação comprometida com o negro e a negra brasileira e os saberes socioculturais quais todos devem ter acesso, oriundos desses sujeitos que marcam nossa história e construção do país. A Lei 10.639/2003, por sua vez, diz da obrigatoriedade do desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem a Cultura e História Afro-brasileira e Africana em toda educação básica (BRASIL, 2003). Assim como a importância do reconhecimento legal, que legitima o saber das produções dos negros e negras em nossa sociedade, autores e autoras como Cavalleiro (2009), Munanga (2005) e Gomes (2014) apresentam caminhos e possibilidades para construirmos uma educação antirracista que contribua para uma imagem positiva da negritude desde a infância. Esperamos contribuir para o debate, de modo que o trabalho sistematizado com o tema étnico-racial seja efetivamente desenvolvido nas instituições educativas investigadas.