POSSÍVEIS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL PROVOCADO PELA PANDEMIA DE COVID-19 NA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDO DE CASOS
Covid-19. Ensino Remoto Emergencial. Educação Básica. Estratégias Pedagógicas.
Com a interrupção das aulas e atividades presenciais motivadas pela pandemia de coronavírus (covid-19) o sistema educacional foi fortemente impactado. É preciso analisar esse fenômeno, buscando compreender as estratégias adotadas pelos sistemas de educação básica e investigar o processo de utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em atividades letivas não presenciais. Embora ainda não seja possível mensurar os reais impactos pós pandemia na educação escolar, mostra-se necessário descrever e analisar o momento atual examinando os possíveis efeitos iniciais gerados para as escolas, atividades pedagógicas e práticas docentes. Este estudo de casos tem por objetivo mapear as estratégias educacionais mediadas por TDIC que foram implementadas em escolas públicas e privadas, que contemplam o ensino fundamental II - anos finais, durante o período de isolamento social (quarentena), em um recorte de gestão e das estratégias pedagógicas no contexto da educação básica municipal, em uma cidade do interior de Minas Gerais, com cerca de 100 mil habitantes. Para a consecução do objetivo proposto, este trabalho foi organizado em três objetivos específicos, que comporão três artigos: a) relatar estratégias adotadas pelos gestores educacionais nos sistemas público e privado de educação básica para manutenção das atividades letivas durante a pandemia da covid-19; b) analisar a percepção dos professores sobre possíveis efeitos do isolamento causado pela pandemia nas práticas docentes, com foco na apropriação de recursos tecnológicos digitais aplicados às atividades não presenciais; c) identificar possíveis efeitos relativos à adoção de recursos educacionais digitais a partir das percepções de estudantes, bem como seus possíveis desdobramentos para depois que o isolamento for superado. O primeiro artigo, já publicado, contemplou, por meio de entrevistas estruturadas online, o levantamento das contribuições e dos desafios da implementação do ensino remoto emergencial a partir da visão de 04 gestores de escolas da educação básica. O segundo artigo, apresentado neste documento, objetiva compreender possíveis efeitos do isolamento social causado pela pandemia de covid-19 nas práticas pedagógicas docentes, identificando possibilidades de uso de atividades remotas mediadas por TDIC, a partir das percepções de 53 professores de escolas públicas e privadas da cidade pesquisada. O terceiro artigo, a ser elaborado na etapa final do trabalho de investigação, analisará as vivências e experiências dos estudantes da educação básica durante a realização das atividades adaptadas para o ensino remoto e os possíveis efeitos na rotina de estudos, prospectando possíveis adaptações dessas experiências e vivências para aplicação no contexto pós isolamento provocado pela pandemia. Analisar casos e experiências educacionais nesse momento histórico contribuirá para a consolidação do conhecimento construído sobre como os sistemas de ensino da educação básica brasileira agiram e que desdobramentos suas estratégias de enfrentamento geraram. A metodologia adotada para os artigos se orienta pela Teoria Fundamentada em Dados com apoio também do Discurso do Sujeito Coletivo para a articulação e análises das narrativas dos participantes. Foram categorizados elementos de semelhanças e diferenças de estratégias educacionais adotadas e realizado mapeamento dessas estratégias para gerar referenciais em futuras análises de consequências. Trata-se, portanto, da primeira abordagem sistêmica com o fenômeno educacional provocado pela pandemia de Covid-19, geradora de teorizações e hipóteses que nortearão novas investigações quando a pandemia for vencida.