FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E ESTÉTICOS EM WALTER BENJAMIN E GLAUBER ROCHA
Cinema, estética, criticidade.
De um lado, as definições estéticas do filósofo Walter Benjamin no campo da Literatura; do outro acepções estéticas do cineasta Glauber Rocha no Cinema Novo brasileiro. A partir da análise teórica, partiremos para um eixo central: pontos de aproximação entre as estéticas de ambos os estudiosos, a fim de demonstrar a força pedagógica que a estética tem no campo das artes. No artigo, demonstramos diversos fundamentos estéticos que aproximam a arte do cinema em Walter Benjamin e Glauber Rocha. A razão que gerou essa indagação foi a de entender como se dá o processo de produção da arte no mundo contemporâneo e como ela pode contribuir, sobremaneira, para uma visão diferenciada acerca da realidade da sociedade por meio da mediação do cinema. O propósito final será o de entender o poder das artes na exibição crítica das realidades sociais, isto é, uma educação estética pauta-se em analisar criticamente o mundo a sua volta, não só para entendê-lo, mas também para transformá-lo.