PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAL O LUGAR DA DOCÊNCIA?
Educação Infantil, Ensinar, Formação Docente.
Essa pesquisa, tem como objetivo investigar o que a literatura sinaliza a respeito da ação docente e do ensinar na educação infantil, provocados por alguns questionamentos: Podemos falar sobre ensinar na educação infantil? Que perspectivas teóricas têm embasado as discussões sobre a docência nessa etapa da educação com vistas ao desenvolvimento profissional docente? Pensar na formação docente na educação infantil é compreender parte da constituição da atividade docente e, assim, ressignificar os saberes mobilizados pelo professor com a intenção de melhorar os processos formativos, tornando-os significativos, contextualizados e possíveis de serem efetivados. Entre os autores que subsidiaram a pesquisa destacam-se: André (2011); Canário (2007); Marcelo e Vaillant (2017); Nóvoa (2017); Tardif (2011). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no campo educacional no período de 2015 a 2020. Espera-se obter como resultado a compreensão sobre a o entendimento da docência e o ensinar a partir dos estudos analisados e as concepções subjacentes. Por fim, será elaborado um produto educacional que favoreça a discussão por docentes atuantes na Educação Infantil sobre questões afetas a legitimidade da profissão, concepção de docência e compreensão acerca do que venha a ser práticas de ensino com crianças de 0 a 5 anos.