CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM FILOSÓFICA NA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Prática docente, Método filosófico.
O objetivo deste trabalho é investigar a prática pedagógica de docentes da Educação Básica de uma escola pública e, a partir de um diagnóstico, propor um conjunto de estudos teórico-práticos que irão fundamentar Oficinas baseadas no método filosófico. Essas oficinas serão cinco roteiros semi-estruturados e que constituem um produto educacional que visa contribuir com a formação docente continuada na perspectiva da reflexão sobre a prática e do
desenvolvimento profissional, a fim de incentivar e construir elementos para mudanças pedagógicas - pedagogia de projetos, interdisciplinaridade e transversalidades - Ética, Saúde, Ambiente, Diversidade Cultural, Trabalho e Consumo, Gênero e Sexualidade, dentre outras. A metodologia será qualitativa e tem como expectativa que o diálogo com os docentes atuantes possa fornecer premissas para pensar a relação entre a formação destes docentes, a filosofia e a prática que desenvolvem nas salas com os estudantes.