ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O TRABALHO COM O GÊNERO VIDEOANIMAÇÃO
Estratégias de leitura. Textos multissemióticos Videoanimação. Formação de professores.
Esta pesquisa foi motivada por provocações acerca dos desafios inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem da prática da leitura, tomando como ponto de partida o questionamento: Como se pode explorar as estratégias de leitura em videoanimações? A partir dessa questão, definimos o objetivo geral desta pesquisa: propor uma reflexão sobre as possibilidades de uso de estratégias para a leitura de videoanimações. Justificando-se pelas contribuições que este trabalho poderá agregar à formação de professores, a proposta em pauta visa dinamizar a produção do conhecimento acerca das estratégias a serem utilizadas para a leitura de videoanimações. Para a consecução da presente pesquisa, optamos por dois tipos de pesquisa: a) pesquisa bibliográfica e b) produção de uma proposta didática, que contempla o trabalho com o gênero videoanimação. No âmbito da pesquisa bibliográfica, adotamos como objetivos específicos: contextualizar questões teórico-metodológicas relacionadas ao histórico e às concepções de ensino de leitura; produzir uma proposta didática pautada na exploração de estratégias para a leitura de videoanimações, com exemplificação de uma análise da videoanimação Float. Além disso, foi produzido um caderno de atividades de leitura destinado a professores de 5º ano do ensino fundamental, contemplando a exploração de estratégias para a leitura da videoanimação Umbrella, a partir das habilidades de leitura previstas pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Esta pesquisa apresenta natureza qualitativa, de cunho exploratório, pautou-se com os aportes teóricos de Solé (1998), para a discussão acerca das estratégias de leitura. Para a discussão acerca do gênero videoanimação, a pesquisa se apoia em Ferreira e Villarta-Neder (2020) e Ferreira, Dias e Villarta-Neder (2019). A pesquisa também apresenta uma abordagem aplicada, uma vez que contempla uma proposta de caderno pedagógico como produto educacional. A partir da pesquisa empreendida, foi possível compilar teóricos que versam sobre a leitura e realizar uma articulação com as estratégias para leitura de textos multissemióticos, de modo especial, para o gênero videoanimação. Assim, a teorização acerca das estratégias de leitura pode iluminar o desenvolvimento de atividades didáticas relacionadas à leitura de videoanimações, ampliando as potencialidades desse gênero para a formação de leitores críticos e proficientes, em função das temáticas sociais exploradas e da diversidade de semioses que constituem esse tipo de produção.