A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA ESCOLA NO SUL DE MINAS GERAIS: SENDAS PERCORRIDAS
Educação, legislação, identidade.
A presente pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras, propõe estudar e analisar as sendas percorridas por uma escola estadual do sul de Minas Gerais, procurando analisar sua evolução como instituição de ensino e os problemas enfrentados nesse percurso para a construção de sua identidade. Para tanto, este estudo se apoia na análise da legislação educacional brasileira, vigente a partir de 1927, ano de criação da escola, aos dias atuais, em obra que traça a história dessa instituição escrita historiador local. Juntamente com sua história procurouse analisar a história da educação no Brasil, através do trabalho realizado por ROMANELLI (1986), além de estudos sobre projeto político pedagógico (Veiga, 2013; Vasconcellos, 2008). A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa, com foco na análise documental (legislação e fonte secundária). No desenvolvimento do trabalho, analisou-se como a legislação educacional nacional norteou a política nacional e refletiu na política local, através das situações vivenciadas por esta escola, que se acredita não ser um caso isolado, mas que se repete por outras instituições causando incertezas, como o cenário de fechamento desta instituição e de outras. Este cenário fez perceber que a criação de vínculos cada vez mais fortes pela comunidade escolar torna-se uma alternativa de resistência, mas, estes vínculos, só podem ser construídos através de um projeto político pedagógico constituído de maneira democrática e participativa, algo que vem perdendo força na atualidade.