LETRAMENTO ACADÊMICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Letramentos. Letramento Docente. Formação de professores.
Atualmente, é de extrema relevância refletir e discutir acerca do papel do professor em sala de aula, visto que o cenário atual do âmbito educacional demanda do professor, de maneira mais específica do professor de Língua Portuguesa, uma formação que viabilize uma atuação mais contextualizada e próxima da realidade dos discentes, para que assim o processo de ensino aprendizagem seja realmente significativo para o profissional e para o discente. Nesse contexto, a presente pesquisa insere-se no campo de formação de professores e tem como objetivo conceituar e discutir o Letramento Acadêmico e suas contribuições para a formação docente. Para consecução do objetivo proposto, este trabalho foi organizado em três momentos, que se constituirão em três artigos: a) revisão bibliográfica visando conceituar e caracterizar a Linguística Aplicada e suas interseções com o Letramento Pedagógico com o intuito de abordar perspectivas para a formação de professores; b) conceituação do letramento docente, buscando uma caracterização para esse tipo de letramento por meio de autores renomados que abordam o tema; c) produção de um produto educacional que se deu por meio da proposta de uma sequência didática, com vistas a ampliar o Letramento Docente e a utilização de textos multissemióticos em sala de aula. O primeiro artigo se destina a caracterizar a Linguística Aplicada e discutir as contribuições dessa área dos estudos da linguagem para a formação docente articulada aos letramentos pedagógicos. O segundo artigo apresenta uma busca pela caracterizarão do letramento docente, contendo estratégias para que essa ampliação se viabilize de forma significativa. O terceiro artigo consiste na produção de uma sequência que propõe uma análise de videoanimação, buscando ampliar o Letramento Docente. Dessa forma, a pesquisa justifica-se por possibilitar discussões e reflexões que viabilizam a ampliação dos letramentos docentes, com vistas a contribuir para a atuação do professor de língua portuguesa em sala de aula. Por meio das pesquisas empreendidas, foi possível constatar que apesar dos letramentos serem um tema recorrente nas pesquisas que permeiam o âmbito do ensino, no que diz respeito ao letramento docente ainda é necessário que as discussões sejam aprofundadas e ampliadas, buscando contribuir significativamente para a atuação do professor em sala de aula. Dessa forma, acredita-se que a pesquisa irá contribuir de maneira significativa para a atuação docente do professor de LP, partindo do pressuposto que a ampliação do letramento docente em consonância com o produto educacional possibilitará meios que viabilizem um processo de ensino-aprendizagem mais contextualizado e significativo para o docente e para o discente.