CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES EM CONFIGURAÇÃO REMOTA
Criatividade; Ensino Remoto Emergencial; Práticas pedagógicas; Crianças
Compreender os processos e práticas pedagógicas de professores é fundamentalmente relevante para os estudos que abrangem a área educacional, ainda mais quando se vive uma mudança estrutural na concepção do ensino em decorrência da conformação remota. Em tempos de pandemia do coronavírus, temas importantes como criatividade, virtualidade e trabalho docente ganharam novas perspectivas durante o ano de 2020. Frente aos mencionados aspectos, esta pesquisa tem por objetivo geral identificar as concepções e práticas criativas de professores que trabalham com crianças, especialmente no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Partindo da análise da produção científica sobre o tema, provenientes dos Programas de Pós-Graduação em Educação, no recorte dos anos de 2010 a 2019, procuramos identificar e definir o conceito de criatividade pela via dos autores utilizados nos estudos selecionados. Posteriormente buscamos realizar entrevistas semiestruturadas com professores em situação de ensino remoto com a finalidade de produzir o material empírico da pesquisa em tela, na tentativa de compreender e confrontar teoricamente suas concepções e práticas relativas à criatividade depreendida no âmbito do cotidiano educativo. Concluímos ao interpretarmos as narrativas que, apesar dos docentes não compreenderem de forma muito clara os conceitos concernentes à criatividade e seu papel na educação com crianças, tais profissionais se esforçaram criando estratégias, dispositivos e possibilidades de ensino, tendo como mote o processo de criação.