O gênero do discurso tira como elemento mediador no desenvolvimento do pensamento matemático.
Teoria Histórico-Cultural; Mediação; Tiras; Pensamento Matemático; Teoria da Atividade; Gêneros do Discurso.
A escola tem um papel primordial no desenvolvimento intelectual e humano dos sujeitos, uma vez que é por intermédio da educação escolar que o sujeito transforma progressivamente o seu pensamento, ao apreender a cultura historicamente produzida e acumulada pela humanidade. A matemática é produto da atividade prática e cultural do homem no mundo, é uma linguagem e sistema simbólico que proporciona a leitura crítica e a transformação do meio social. Atentando-se para a necessidade da matemática para a sociedade, e fundamentando-nos pelos pressupostos da teoria histórico-cultural elaborados por Lev Vigotski, Alex Leontiev e Vasilievich Davídov, a pesquisa analisou o gênero do discurso tiras como elemento mediador no desenvolvimento do pensamento matemático; bem como investigou se as tiras suscitaram a necessidade e, consequentemente a atividade do sujeito; quais os conceitos matemáticos foram sistematizados e mobilizados pela mediação com as tiras; e quais os significados e sentidos pessoais produzidos pela mediação com as tiras inseridas em situações desencadeadoras de aprendizagem. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida no 6° ano, na modalidade de ensino remoto, em uma escola pública no interior de Minas Gerais e envolveu a observação participante; como instrumentos de produção de dados foram utilizados recursos de gravações de áudio e vídeo, diário de campo reflexivo e registros escritos pelos alunos. Por sua vez, como método de análise de dados foi adotado a perspectiva histórico-dialética na construção dos núcleos de significação. Portanto, com a análise dos dados observou-se que as tiras foram o elemento disparador da atividade do sujeito, pois foi o elemento desencadeador do processo de aprendizagem, o que permitiu a apreensão dos significados e produção de sentidos dos conceitos matemáticos; além de indicar o início do desenvolvimento do pensamento matemático.