A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
Alfabetização. Consciência Fonológica. Formação de professores
O propósito da alfabetização é que as crianças compreendam o sistema de leitura e escrita, de forma autônoma e contínua. Pesquisas recentes nesta área vêm enfatizando a importância das habilidades metalinguísticas para promover o sucesso na aprendizagem inicial da leitura e escrita: a alfabetização, principalmente relacionado à habilidade da Consciência fonológica. O presente estudo - realizado através da revisão da literatura, de autores como Magda Soares ( 2003, 2004, 2014, 2020); Morais (2012, 2021) Capovilla (2004); Adams (2006); Almeida (2003); Kleiman (1995); Ferreiro (1996); Kato (1994), Pessoa (2007), Mortatti (2008, 2006, 2014) e também em documentos oficiais que norteiam a educação - objetiva discutir sobre a abordagem destinada ao trabalho com a Consciência Fonológica no processo de alfabetização e letramento, a partir da análise do módulo 02 do curso de Formação continuada em Práticas de Alfabetização. Como objetivos específicos pretende-se: (i) analisar as metodologias propostas para o trabalho com a consciência fonológica; (ii) analisar os recursos adotados; (iii) compreender a concepção de alfabetização que perpassa o curso. Além da pesquisa bibliográfica, para a geração dos dados, será realizada uma análise crítica do curso de Formação Continuada em Práticas de Alfabetização, oferecido pelo Ministério da Educação, de forma online, através da plataforma AVAMEC – Tempo de aprender, com a parceria de 23 instituições. O curso “Práticas de Alfabetização” apresentou-se enfaticamente autoritário, reducionista e retrógado impondo o método fônico como solução e melhor indução ao processo de alfabetização, baseado nas evidências científicas e estudos experimentais, desconsiderando toda história da alfabetização brasileira. A pesquisa é de abordagem qualitativa na modalidade exploratória, pois possibilita um maior aprofundamento na compreensão do problema em estudo, bem como aprimorar informações que darão suporte à construção de conceitos e hipóteses, possibilitando conclusões e resultados mais promissores à pesquisa.