Notícias

Banca de DEFESA: ARIANE HELENA MARCIANO FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIANE HELENA MARCIANO FERNANDES
DATA: 07/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: WEB Google meet
TÍTULO:

EPISTEMOLOGIA E RACIONALIDADE ESTÉTICA NO PROCESSO PEDAGÓGICO MEDIADO PELO CINEMA


PALAVRAS-CHAVES:

Racionalidade estética. Imagem técnica. Fundamentos epistemológicos. Cinema.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:

Esta pesquisa aborda o tema da presença e mediação das imagens técnicas, especialmente do cinema, entendendo-as como possibilitadoras da construção de um novo processo pedagógico. Não se pode negar que os aparelhos que fazem a mediação da comunicação e que produzem principalmente imagens, estarão cada vez presentes na relação entre professores e alunos. Assim elegemos para esta investigação a seguinte problematização: quais sentidos e fundamentos epistemológicos e estéticos as imagens técnicas podem produzir para a organização do trabalho pedagógico? Propõe-se como objetivos apontar fundamentos epistemológicos e estéticos para a pedagogia da imagem a partir de pensamentos de Vilém Flusser e Walter Benjamin, e relacionar as imagens técnicas à racionalidade estética da atividade educativa mediada pelo cinema. A introdução de imagens técnicas na construção de uma pedagogia da imagem potencializa o aprender/ensinar agora centrado numa racionalidade estética e não mais em conteúdos disciplinares estáticos transmitidos pelo professor. Este estudo teórico-crítico está referenciado nas obras, “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, “Magia e técnica, arte e política”, “Pequena história da fotografia” de Benjamin e “Filosofia da caixa preta”, “O universo das imagens técnicas”, “Pós-história” de Flusser e adotou o procedimento metodológico bibliográfico hermenêutico como forma analisar o tema abordado a partir de conceitos filosóficos. Para investigar o problema proposto a partir do referencial teórico realizou-se uma abordagem qualitativa do tema com a pretensão de aprofundar a compreensão dos fundamentos epistemológicos e estéticos decorrentes da mediação de imagens técnicas nos processos pedagógicos. A partir do estudo e apropriação do referencial teórico propôs-se um roteiro ou a sugestões de caminhos para a atividade pedagógica mediada pelo cinema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - CARLOS BETLINSKI (Membro)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DED/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - NEIDE APARECIDA MARINHO - UFF (Membro)
Externo à Instituição - THIAGO ANTUNES SOUZA - UNIFESP (Suplente)
Interno - VANDERLEI BARBOSA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 25/02/2022 12:26
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 03/10/2024 14:57