EPISTEMOLOGIA E RACIONALIDADE ESTÉTICA NO PROCESSO PEDAGÓGICO MEDIADO PELO CINEMA
Racionalidade estética. Imagem técnica. Fundamentos epistemológicos. Cinema.
Esta pesquisa aborda o tema da presença e mediação das imagens técnicas, especialmente do cinema, entendendo-as como possibilitadoras da construção de um novo processo pedagógico. Não se pode negar que os aparelhos que fazem a mediação da comunicação e que produzem principalmente imagens, estarão cada vez presentes na relação entre professores e alunos. Assim elegemos para esta investigação a seguinte problematização: quais sentidos e fundamentos epistemológicos e estéticos as imagens técnicas podem produzir para a organização do trabalho pedagógico? Propõe-se como objetivos apontar fundamentos epistemológicos e estéticos para a pedagogia da imagem a partir de pensamentos de Vilém Flusser e Walter Benjamin, e relacionar as imagens técnicas à racionalidade estética da atividade educativa mediada pelo cinema. A introdução de imagens técnicas na construção de uma pedagogia da imagem potencializa o aprender/ensinar agora centrado numa racionalidade estética e não mais em conteúdos disciplinares estáticos transmitidos pelo professor. Este estudo teórico-crítico está referenciado nas obras, “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, “Magia e técnica, arte e política”, “Pequena história da fotografia” de Benjamin e “Filosofia da caixa preta”, “O universo das imagens técnicas”, “Pós-história” de Flusser e adotou o procedimento metodológico bibliográfico hermenêutico como forma analisar o tema abordado a partir de conceitos filosóficos. Para investigar o problema proposto a partir do referencial teórico realizou-se uma abordagem qualitativa do tema com a pretensão de aprofundar a compreensão dos fundamentos epistemológicos e estéticos decorrentes da mediação de imagens técnicas nos processos pedagógicos. A partir do estudo e apropriação do referencial teórico propôs-se um roteiro ou a sugestões de caminhos para a atividade pedagógica mediada pelo cinema.