DIANTE DA IMAGEM: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS PARA OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Leitura de imagens. Fundamentos epistemológicos. Processo pedagógico. Imagem técnica.
Sabe-se que na pós-história o universo das imagens estarão mediando a comunicação mas também os processos de construção do conhecimento. Além do bombardeio diário das imagens, principalmente aquelas produzidas por aparelhos móveis, as tecnicoimagens será necessário aprender a ler e interpretar imagens desde o interior dos processos educativos escolares. Desta forma procuramos nesta pesquisa entender o processo de construção do conhecimento mediado por imagens técnicas ancorando-se no pensamento de Vilém Flusser e Didi Huberman autores conceituados sobre essa temática. Objetivamos compreender a construção epistemológica por meio da leitura de imagens técnicas, assim como entender como isso alteração o processo pedagógico a partir da produção e mediação pedagógica das imagens. A pesquisa em tela teve como foco a compreensão dos aspectos conceituais produzidos por esses autores, assim como os fundamentos epistemológicos das imagens técnicas para o processo pedagógico. A escolha do tema de pesquisa se justifica devido à presença das imagens técnicas tanto na sociedade quanto nas escolas e dos desafios que estão colocados para os educadores. Na segunda parte da pesquisa trata-se de um experimento pedagógico mediado por imagens técnicas na forma de memes com o objetivo de apresentar uma possibilidade construção do processo pedagógico, trazendo os novos fundamentos epistemológicos das imagens técnicas para o centro da cultura escolar.