OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM OLHAR A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO BAKTHINIANO
Concepções de ensino da leitura; viés enunciativo-dialógico; Revisão de literatura.
Este estudo tem como objetivo investigar os gêneros discursivos no processo de ensino e aprendizagem considerando as proposições bakthinianas. Percorre-se o estudo dos gêneros discursivos desde uma perspectiva dialógico-enunciativa, considerando principalmente o ensino da leitura. Analisa-se o conceito de gêneros discursivos mediante os contributos de Bakhtin, e o modo como os múltiplos gêneros discursivos podem ser empregados em sala de aula na atualidade em vista do paradigma da compreensão responsiva ativa do ensino. A dissertação tem uma arquitetura textual baseada na disposição de dois artigos de pesquisa bibliográfica que apontam o conceito de gênero discursivo desde a perspectiva de Bakhtin, o modo como é possível trabalhar os gêneros em sala de aula, essa pesquisa aponta como podem ser pautadas as dinâmicas entres educandos e professores considerando a integração da cultura e da vida. O objetivo é especificar como as narrativas pedagógicas se aproximam da vida proporcionando um ensino pautado pelo multiletramentos com a utilização da linguagem presentes na sociedade e que proporcionam a efetivação de um ensino vivo, dinâmico, ativo e responsável. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação da discussão acerca do tema, tendo em vista as recentes mudanças educacionais promovidas por políticas educacionais restritivas em relação à autonomia docente, fator contraditório aos pressupostos bakthinianos. Não obstante, conclui-se para o incentivo da prática de ensino da leitura responsiva ativa, como meio de proporcionar a formação de indivíduos que possam compreender as nuances do gênero discursivo a que se atinam.