Estado de exceção, neoliberalismo e educação.
Neoliberalismo; Educação; Estado de exceção; Direito à educação; Vida nua
O presente trabalho consiste em uma pesquisa que visa estudar as pautas neoliberais para a educação e suas consequências para a vida em sociedade. Partindo das reflexões acerca da racionalidade neoliberal capitaneadas pelo pensamento de Dardot e Laval e das análises de Agamben acerca da vida nua como novo corpo biopolítico do Estado de Exceção dos dias atuais, a pesquisa se dividiu em dois grandes momentos que buscaram analisar respectivamente os seguintes questionamentos: as políticas neoliberais para a educação brasileira contribuem para a inefetividade do princípio da dignidade da pessoa humana? E como interpretar as consequências das políticas neoliberais na educação a partir do conceito de vida nua em Agamben? Assim sendo, uma vez verificadas pautas que visam precarizar o direito social à educação concebe-se uma subjacente precarização da própria ideia de dignidade humana que é uma das bases da democracia e do Estado de direito modernos, assim sendo, tais pautas neoliberais que promovem seus deletérios efeitos sobre a educação pública e a perspectiva crítica e humanista de ensino são, por consequência, pautas antidemocráticas.