AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CONTEXTO DE PANDEMIA
Alfabetização; Letramento; Formação de Professores; Contexto de pandemia.
O contexto pandêmico causado pela COVID-19 exigiu dos professores novos conhecimentos em relação ao uso de recursos tecnológicos para elaboração dos conteúdos pedagógicos e para ministração das aulas de forma remota, o que demandou reorganização e apreensão dos modos de ler e escrever em ambientes digitais para propostas de ensino e de aprendizagem com crianças em processo de alfabetização. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo investigar a elaboração de atividades pedagógicos pedagógicas de leitura e de escrita realizadas por professoras alfabetizadoras em contexto de pandemia. Para tanto, desenvolveremos uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, por meio da realização de entrevistas, de forma remota, com professoras alfabetizadoras. A análise dos dados se apoiará nos estudos de Soares (2002) e Morais (2005) sobre o processo de alfabetização e letramento, nos estudos de Rojo (2012; 2016) sobre multiletramentos e nos estudos de Tardif (2014) e Nóvoa (1999), entre outros autores que discutem a temática. Esperamos que este estudo nos demonstre aspectos das ações pedagógicas de leitura e escrita desenvolvidas pelos docentes em contexto de pandemia, de modo a compreender as tentativas de enfrentamento das diversidades de um ensino remoto.
Esta pesquisa tem como produto educacional: a realização de uma oficina pedagógica aos professores alfabetizadores.