LEITURA EM AMBIENTE DIGITAL PARA CRIANÇAS: UM ESTUDO A PARTIR DO APLICATIVO “CRIANCEIRAS – POEMAS DE MANOEL DE BARROS”
Leitura em ambiente digital; Aplicativos digitais; Multimodalidade.
O ato de ler integra as ações culturais de uma sociedade que, ao longo dos anos, esteve relacionado com a textualidade da produção escrita, e na contemporaneidade aparece em junção aos dispositivos tecnológicos, os quais ampliam-se as possibilidade de atuação do leitor frente ao texto digital. Foi alterado não só apenas a maneira de ler, mas, especialmente, a própria relação com o conhecimento e com o mundo. No momento em que os hábitos de leitura mudam de forma rápida, usar as tecnologias audiovisuais e multimídia no texto traduz inovações estéticas que tornam a leitura uma experiência complexa, não linear e cada vez mais sensível. A leitura em ambiente digital para as crianças, sobretudo pertinente num mundo globalizado, é aqui eleita como tema de investigação. Este estudo, então, buscou apresentar a relação da obra do poeta Manoel de Barros com o universo infantil, explorando como o artista Márcio de Camillo, reconhecendo essa aproximação de Barros com as crianças, transformou os poemas barrosianos em um projeto envolvendo música, dança, arte, texto, sons, tecnologia, ilustrações, imagens, ou seja, criando uma narrativa híbrida como forma de potencializar o contato das crianças com tais poesias. Diante disso, esse trabalho tem por objetivo analisar o aplicativo digital “Crianceiras – Poesias de Manoel de Barros”, de modo a apresentar os recursos multimodais, linguísticos e digitais que o aplicativo utiliza, bem como refletir sobre o conceito em que a multimodalidade presente nessa obra. A metodologia segue uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, documental, na medida em que fontes diversas, como materiais acadêmicos, sites, plataformas online, foram usadas para o embasamento do que foi discutido ao longo deste trabalho.