NEUROCIÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Neurociência. Formação Inicial de Professores. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas.
O presente estudo busca evidenciar sobre “A Neurociência e a Formação Inicial de Professores da Educação Infantil”, compreendendo as práticas existidas neste meio, bem como as contribuições da neurociência aos professores desta etapa de ensino. O estudo partiu da premissa de que, as pesquisas que envolvem a neurociência vem se fortificando e entrelaçando com o processo de aprendizagem dos discentes com o decorrer dos anos. Isso acontece, porque o processo de aprendizagem é indissociável a neurociência, pois é através destes estudos que podemos compreender como este processo acontece no cérebro. A partir disso, adota-se uma abordagem qualitativa, tendo como fonte os estudos bibliográficos, diário de campo, entrevista e por fim a pesquisa-ação, em que é desenvolvido um retorno para refletir sobre o que foi encontrado. Valendo-se dos princípios e teorias metodológicas presentes no livro “ Metodologia da Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências” dos oganizadores Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior e Michel Corci Batista, a proposta é realizar um diário de campo sobre as minhas ações e práticas durante a rotina escolar. Posteriormente compreender, como ocorrem as práticas das demais docentes através de entrevistas. A partir destas respostas, inserir a pesquisa-ação, por meio de uma intervenção no ambiente em que está sendo realizado o estudo. O trabalho tem como principal finalidade, contribuir com a expansão das pesquisas que envolvem a neurociência e a educação.