PRÁTICAS DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: AS CONTRIBUIÇÕES DOS CONTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS
Leitura. Letramento literário. Formação docente.
Considerando que a sociedade é permeada por práticas de leitura que acompanham os indivíduos por toda a vida é de suma importância estimular à leitura desde a tenra infância. E o gênero conto de fadas se faz presente na infância dos alunos podendo começar em casa e posteriormente se aprimora-se na escola passando de geração em geração, os contos tem o poder de prender a atenção das crianças, através das histórias encantadoras, cheias de sonhos e fantasias contribuindo para o desenvolvimento intelectual, emocional, afetivo e cognitivo das crianças ampliando o gosto pela leitura. Esta pesquisa justifica-se por entender que a leitura e a escrita são indispensáveis para a sociedade, por isso as preocupações do estudo da temática, dado que, podemos observar no cotidiano escolar a grande dificuldade que os alunos tem em compreender o que está lendo e de serem leitores proficientes. Assim, o problema que norteia a presente pesquisa é como o professor pode explorar os contos tencionando contribuir para o processo de leitura dos educandos. Essa pesquisa apresenta como objetivo geral analisar o uso de contos infantis como potencializador de práticas de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental I e objetivos específicos: (i) analisar as contribuições do uso de contos infantis em contextos educacionais; (ii) compreender a função que a literatura exerce sobre a aprendizagem dos discentes e (iii) produzir um caderno pedagógico com sugestões de atividades que auxiliará o professor nas práticas pedagógicas sobre a temática, a leitura de contos-infantis- impresso e em vídeo. . Nesse viés, para buscar alcançar os objetivos propostos o percurso metodológico está ancorado na pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica realizada em livros, artigos, no Catálogos de Teses e Dissertações da CAPES, revistas eletrônicas, Scielo e Docero. Como subsídios teóricos os nossos estudos serão embasados nas concepções de leitura feitas por Rojo (2013), Freire (1989), Martins (1994), Leffa (1996), Lajolo (2011), Kleiman (2002), a Base Nacional Curricular Comum BNCC (2016) entre outros, as proposições de Cosson (2006), Abramovish (1997), Compagnon (2009), Faria (2013), Soares; Ferreira (2020) que dissertam sobre o letramento literário. Espera-se com esta pesquisa proporcionar uma reflexão acerca de práticas de leituras no âmbito escolar, e as contribuições que os contos tem para desenvolver habilidades leitoras nos anos iniciais do ensino fundamental I.