OS GÊNEROS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LEITURA: UM OLHAR A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO BAKTHINIANO
Concepções de ensino da leitura; viés enunciativo-dialógico; Revisão de literatura.
O presente estudo tem como objetivo investigar os gêneros discursivos no processo de ensino e aprendizagem considerando as proposições bakthinianas. Percorre-se o estudo dos gêneros discursivos desde uma perspectiva dialógico-enunciativa, considerando principalmente o ensino da leitura. Analisa-se o conceito de gêneros discursivos mediante os contributos de Bakhtin, e o modo como os múltiplos gêneros discursivos podem ser empregados em sala de aula na atualidade em vista do paradigma da compreensão responsiva ativa do ensino. Com o emprego do método de revisão da literatura com a análise de produções constantes em repositórios científicos, tais como o Google Academico, o Scielo e o Dialnet, essa pesquisa aponta como podem ser pautadas as dinâmicas entres educandos e professores considerando a integração da cultura, da vida e da técnica. Especifica-se como as narrativas pedagógicas se aproximam das narrativas da vida proporcionando um ensino pautado pelo multiletramentos com a utilização das diversas tecnologias da linguagem presentes na sociedade e que proporcionam a efetivação de um ensino vivo, dinâmico, ativo e responsável.