O PENSAMENTO HUMANISTA DE PAULO FREIRE NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Pedagogia do Oprimido; Paulo Freire; Humanização; Inédito Viável.
Esta dissertação objetiva divulgar o pensamento humanista de Paulo Freire expresso na sua principal obra, Pedagogia do Oprimido. Utiliza-se da metodologia da revisão bibliográfica através de publicações do próprio Freire e outros autores, e consultas aos acervos on-line, que preservam a memória do patrono da educação nacional, como Instituto Paulo Freire, cátedra Paulo Freire, e outros. O primeiro capítulo traz toda a humanização em Freire, constituída na sua formação enquanto educador, e as contribuições para a educação brasileira, da América Latina e do mundo, através de sua biografia. A análise teórica da obra Pedagogia do Oprimido investigada no segundo capítulo faz referências à atemporalidade desta obra e prevê a viabilidade do novo, com o esforço de todos. O terceiro capítulo apresenta toda a trajetória freireana enquanto aplicava sua teoria da ação dialógica à frente da Secretaria Municipal de Educação, para concluir que o inédito viável é possível, com muito esforço, e esperançar é verbo a ser conjugado por todos nós.