O TRABALHO DO SUPERVISOR E DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA
Formação de formadores, formação docente, pesquisa-formação.
A formação de professores vem sendo foco de estudo, debates, preocupações e, ao longo da história, passou por profundas transformações no Brasil e no mundo. Nóvoa (2019) destaca a relevância dos professores para a manutenção e efetivação do processo educativo e direito à educação por todos. Para tanto, chama a atenção para o necessário processo de profissionalização docente que, nas escolas de Lavras, é realizado pelas coordenadoras, supervisoras e apoio pedagógicos. Dessa forma, estratégias junto à Secretaria Municipal de Educação são traçadas, estabelecendo interlocuções com a universidade, pautadas no desenvolvimento e qualificação profissional docente, efetivando a tríade ensino, pesquisa e extensão. Nesse viés, a pesquisa em tela texto como objetivo investigar como os supervisores e os coordenaores pedagógicos da Rede Municipal de Lavras, Minas Gerais, percebem o desenvolvimento do seu trabalho e as possibilidades de ressignifcação dele considerando também o papel de formadores de profesosres no contexto da escola. Para tanto, a investigação se deu por meio da pesquisa-formação, com o uso ainda de aplicação de questionário e entrevista com os 57 coordenadores e supervisores. Sob esta ótica, contando com o aporte teórico Andre e Martins (2020), Placco e Almeida (2012), Gonsalves (2004) e Nóvoa (2019), consideramos importante a formação de formadores, pois oportuniza estudos sobre a formação docente com profissionais responsáveis por essa articulação nas escolas fomentando os processos de desenvolvimento profissional docente numa perspectiva de formação docente centrada na escola. Como resultado espera-se que a pesquisa-formação possa suscitar o desenvolvimento de uma formação em contexto de modo que a experiência formativa vivida, seja permanente no dia a dia da escola impulsionando o desenvolvimento profissional de docentes e supervisores pedagógicos.