O USO DOS CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DA DIDÁTICA E DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Didática. Docência. Casos de ensino. Formação Docente
A discussão acerca da Didática e sua relação com a docência torna-se cada vez mais frequentes nas pesquisas atuais. Entretanto, ainda se faz necessário buscar compreender como se dá a ligação dos aspectos que fazem parte de tal relação, a partir disso decidiu-se evidenciar o uso de casos de ensino na Formação docente. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições do uso dos casos de ensino como possibilidade de qualificação da docência e da didática por professores do Ensino Fundamental I da educação básica de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo, tendo como aporte teórico os estudos de Libâneo (1994, 2014), André e Oliveira (1997) Mizukami (2002), Mizukami e Reali (2004), Nono (2005), Gatti (2009) e Saviani (2018). Tais estudos consideram a Didática como elemento fundamental ao avanço na qualidade de inúmeros aspectos responsáveis a qualidade do processo ensino aprendizagem e também colaboram com nosso entendimento sobre a amplitude da concepção de Didática e sua relação com a docência. Para além, esses apontam a importância do uso de casos de ensino na profissionalização da docência. Espera-se com este estudo contribuir incentivas a inserção dos casos de ensino como estratégia formativa e qualificação da docência no contexto da educação básica.