Educação popular: reflexões a partir do pensamento de Frei Betto
Educação popular; Frei Betto; América Latina; Libertação.
Nesta pesquisa, o objetivo é refletir acerca da Educação Popular a partir da vida e obra de Frei Betto. A hermenêutica teórica-reflexiva que acompanha essa proposta de investigação está fundamentada na seguinte questão norteadora: Quais as raízes da Educação Popular podemos encontrar no pensamento de Frei Betto? Para respondermos essa questão, utilizamos o método bibliográfico e documental realizando uma exegese dos documentos das Conferências-gerais do episcopado Latino-americano e do Caribe – CELAM que elucidam um pensamento que tem como base a promoção humana e a autêntica libertação. Além disso, para corroborar nas reflexões, defende-se, nesta pesquisa, que a Educação Popular, é um conceito polissêmico, que pode ser definida a partir da experiência de Frei Betto na Congregação dos Dominicanos e nas suas ações pastorais realizadas nas Comunidades Eclesiais de Base - CEBs. A Educação Popular, também pode ser conceituada através das veredas mística, política, pedagógica, filosófica e utópica que estão presentes na literatura de Frei Betto e têm seus reflexos em atividades pedagógicas no cotidiano escolar, conforme visto e analisado nos documentos do Arquivo dos Dominicanos em Belo Horizonte - MG. Esperamos que esta pesquisa possa incentivar o debate acerca da Educação Popular, bem como contribuir em ações concretas que viabilizem na sociedade práticas libertadoras que garantem a dignidade humana e a vida plena.