CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM FILOSÓFICA NA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Prática docente, Método filosófico, Educação integral.
O objetivo deste trabalho foi refletir sobre a prática pedagógica docente na Educação Básica a fim de, a partir dessa história narrada e pensada, propor um conjunto de estudos teórico-práticos que podem fundamentar Oficinas de formação continuada docente baseadas no método filosófico. Essas oficinas serão cinco roteiros semi-estruturados e que constituem um produto educacional que visa contribuir com a formação docente continuada na perspectiva da reflexão sobre a prática e do desenvolvimento profissional, a fim de incentivar e construir elementos para mudanças pedagógicas - pedagogia de projetos, interdisciplinaridade e transversalidades - Ética, Saúde, Ambiente, Diversidade Cultural, Trabalho e Consumo, Gênero e Sexualidade, dentre outras. Como metodologia da pesquisa nos baseamos na abordagem qualitativa - pesquisa narrativa e autobiográfica, buscando premissas para pensar a relação entre a formação docente, a filosofia e a prática que desenvolvemos nos espaços educativos com as estudantes e com os estudantes.