O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA BNCC
Pensamento Computacional; Educação Básica; BNCC; Currículo; Netnografia
O presente estudo tem por objetivo investigar como o ensino do Pensamento Computacional pode ser inserido no currículo da Educação Básica de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O assunto em questão foi escolhido devido ao alto índice de consumo de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TIC) por crianças e adolescentes na atualidade. Este trabalho é de caráter qualitativo, compondo-se de uma pesquisa netnográfica, fazendo uso da revisão bibliográfica e do diário de pesquisa como ferramentas metodológicas, a fim de articular os estudos existentes sobre o assunto aos resultados encontrados. A partir dos dados levantados, produziremos uma análise buscando resposta para a questão norteadora dessa pesquisa: como o Pensamento Computacional tem sido discutido e proposto para a Educação Básica? Como empresas privadas de cunho educacional têm incorporado tais discussões em seus produtos? A primeira etapa do estudo se concentra no aprofundamento da literatura apropriada; a segunda inclui a coleta de dados por meio de uma análise netnográfica dos sites e mídias sociais de 5 instituições que oferecem esse ensino para alunos do Ensino Fundamental e Médio. A expectativa é que esta pesquisa aponte se de fato o ensino do Pensamento Computacional é relevante para Educação Básica na atualidade, bem como tal conhecimento pode ser inserido nos currículos escolares do Brasil, tendo como a referência a BNCC.