Perscrutando a Revista de Educação Física do Exército: de uma perspectiva panorâmica às noções de infâncias retratadas no periódico
Revista de Educação Física; Infâncias; Educação; Educação Física.
Trata-se de uma pesquisa dedicada a perscrutar a Revista de Educação Física do Exército (Journal of Physical Education), demovendo-se de uma perspectiva panorâmica para cotejar as noções de infâncias retratadas no periódico. Para isso foi analisado seus aspectos conceituais, pedagógicos e (in)formativos. A opção de investigar a revista decorre da constatação de corresponder ao periódico mais antigo da subárea do conhecimento denominada Educação Física, em território nacional, com efeito, um dos mais influentes aportes teóricos cujo campo dispôs ao longo de uma considerável temporalidade. Em termos científicos adotou-se uma perspectiva qualiquantitativa, sendo a dimensão quantitativa a mensuração numérica de edições as quais versavam sobre as categorias temáticas encontradas na análise e a conotação qualitativa a prospecção do conteúdo de modo a estabelecer categorias analíticas, conquanto a ênfase repouse na dimensão qualitativa. No que concerne ao método (analítico) empregou-se a Análise Documental. Em linhas gerais, os resultados suscitam problemáticas sociais intrigantes as quais conferem compreensão, em alguma medida, do contexto (histórico e sociopolítico) abrangente do país, extrapolando, por sua vez, os limites da realidade do exército e servindo de referência para interpretar a constituição da Educação Física enquanto componente curricular nos dias atuais. Somou-se a isso, a possibilidade de auferir (com algum rigor analítico) os modos com os quais as infâncias foram retratadas na revista, traduzindo as acepções dadas à educação das crianças e os saberes a elas relacionados, de acordo com os grupos e ideias propaladas na revista.