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Banca de DEFESA: JOSIELE VITA DA SILVA TAVARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIELE VITA DA SILVA TAVARES
DATA: 14/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Educação
TÍTULO:

LEITURA LITERÁRIA EM AMBIENTES DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOCENTES NO USO DE DISPOSITIVOS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura Literária. Letramento Literário. Dispositivos digitais. Formação de professores.

 


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

A literatura está aderindo aos formatos e suportes das tecnologias, os quais possibilitam outras relações entre o leitor e o texto, criando especificidades da leitura no ambiente digital, o que oferece novas possibilidades à prática docente para promoção do letramento literário. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções docentes em relação à utilização da tecnologia digital na prática pedagógica para promover o letramento literário na escola, durante o ensino remoto. Para isso, pretende-se (i) identificar os diferentes dispositivos digitais que são utilizados para a mediação da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente 3º e 4º ano; (ii) refletir sobre a leitura em ambiente digital, a leitura literária, da formação docente e as orientações dos documentos orientadores da prática de ensino sobre a leitura; (iii) construir um caderno orientador direcionado aos professores no intuito de apresentar dispositivos digitais de modo que o auxiliem na mediação da leitura literária no espaço educacional. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, e optou-se por dois procedimentos de coleta de dados: a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada com seis professoras, que atuavam nos anos iniciais do ensino fundamental, sobre os usos da tecnologia digital no trabalho pedagógico com a leitura literária. O embasamento teórico metodológico da pesquisa se fundamenta nos estudos Cosson (2020; 2021), Paulino (2010), Colomer (2007), Goulart (2020; 2021) sobre letramento literário e leitura literária para crianças; nos estudos de Araújo (2019), Kirchof (2016) Corrêa (2020; 2021), Ribeiro (2020) e Chartier (2002) sobre leitura em ambiente digital; Tardif (2012) e Nóvoa (2017) sobre formação de professores. A partir das respostas foi possível identificar as percepções das professoras em relação ao: (1) aprendizado docente para uso das tecnologias, (2) recursos multimídia utilizados: dificuldades e facilidades na aplicabilidade, (3) letramento literário e os dispositivos digitais. Os resultados apontam a necessidade de formação contínua, de modo que possibilite o acesso e as orientações em relação ao uso de dispositivos digitais, ou seja, uma formação pautada em uma experiência prática e concreta sobre dispositivos que podem ser utilizados para a mediação da leitura literária. Desse modo elaboramos como produto educacional, resultado dessa pesquisa, um caderno orientador aos professores que lecionam nos anos finais do ensino fundamental, com ênfase na leitura literária, na leitura em ambientes digitais e no uso de dispositivos digitais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Suplente)
Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Membro)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Externo à Instituição - HÉRCULES TOLÊDO CORRÊA - UFOP (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Notícia cadastrada em: 06/02/2023 14:47
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