Os textos da tradição oral no processo de ensino aprendizagem do sistema de escrita: propostas para alfaletrar.
Palavras- chave: Linguagem oral e escrita; Letrar; alfabetizar.
O presente trabalho elegeu como tema “Os textos da tradição oral no processo de ensino-aprendizagem do sistema de escrita alfabética: propostas para alfaletrar”.Como objetivo geral, buscou-se compreender como os textos da tradição oral podem contribuir para o ensino aprendizagem do sistema de escrita em um contexto de letramento e oralidade. Para alcançar esses objetivos, esta pesquisa pretendeu (i)compreender a importância do ensino- aprendizagem do sistema de escrita alfabética na alfabetização, interagindo com as práticas sociais do letramento e da oralidade, (ii) analisar a contribuição dos textos da tradição oral como suporte pedagógico para a alfabetização. e (iii) contribuir para o processo de formação de professores alfabetizadores, produzindo um caderno pedagógico com sugestões de práticas escolares. O estudo está fundamentado em teóricos como Soares ( 2004 a 2021), Freire (1996, 2002), Castanheira (2009), Maciel (2009), Martins (2009), Cagliari ( 2004, 2010), Vygotsky (1980), Naspolini (2009), Severino, (2017), Mortatti (2021), Magalhães (2019), Marcuschi (2001), Frade (2005), entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica caracterizada pela categoria teórica já exploradas e trabalhadas por outros pesquisadores. A pesquisa de investigação teórica, exploratória e qualitativa evidenciou a necessidade de ensinar o processo da escrita alfabética aos alunos com a interação das práticas sociais em consolidação com o processo de alfabetização. Então, notou-se que 1) Tornou primordial, a formação continuada, do educador, em especial o alfabetizador, para atuar em segmentos da educação infantil e nos anos iniciais. 2) Investir , na sala de aula, em ações lúdicas, concretas e sistematizadas, promovendo práticas sociais do letramento, da oralidade e da consciência fonológica em um contexto de alfabetização. 3) Estimular habilidades e competências necessárias para consolidar o processo de aprendizagem da escrita alfabética, grafofonêmica, por meio de textos das tradições orais.