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Banca de DEFESA: DANIELLA GUALBERTO NEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLA GUALBERTO NEVES
DATA: 26/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SAÚDE MENTAL DOCENTE: OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO SUL DE MINAS GERAIS



PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Remoto Emergencial; Práticas Pedagógicas; Saúde Mental Docente; Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Em fevereiro de 2020 surgia no Brasil os primeiros casos da doença COVID-19, que em pouco tempo se tornou uma pandemia e que já assolava vários países. Tão logo, as escolas interromperam suas atividades presenciais e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implantado temporariamente para garantir a continuidade da educação, pois o distanciamento social foi uma das medidas sanitárias mais recomendadas para conter o avanço do vírus. Dentre os vários desafios impostos pelo ensino remoto ao campo educacional estava a avaliação da aprendizagem, que precisou adotar novas configurações para ocorrer remotamente, exigindo muito dos professores que não estavam preparados para o ensino virtual, assim como a saúde mental docente, que também foi afetada por essa modalidade educativa que impactou a organização e as condições de trabalho do professor. À vista disso, essa pesquisa teve como objetivo compreender quais foram os desafios de avaliar a aprendizagem vividos pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante o período de ERE em uma escola municipal localizada no Sul de Minas Gerais, bem como investigar as implicações das atividades remotas na saúde mental desses profissionais. Ao longo desta pesquisa, autores de referência que discutem a avaliação da aprendizagem como Luckesi (2014), Depresbiteris e Tavares (2017), Hoffmann (2015), Esteban (2013) e Both e Brandalise (2018), assim como Cruz et al., (2010), Esteve (1999), Souza e Leite (2011), Diehl e Marin (2016), Tostes et al., (2018), Souza et al., (2021) que abordam a saúde mental docente, dentre outros, trouxeram contribuições importantes para o desenvolvimento deste estudo. Para alcançar os objetivos, propôs-se como metodologia a pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso que teve como participantes 11 professoras que lecionaram nos anos iniciais do ensino fundamental durante o período remoto. Os instrumentos utilizados para coletar dados foram questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo os materiais obtidos nas entrevistas submetidos à Análise de Conteúdo. Conclui-se, que a maior dificuldade para avaliar as aprendizagens foi devido ao distanciamento social, pois este prejudicou o retorno das atividades, trouxe incertezas sobre quem resolvia as avaliações enviadas para a casa, e restringiu o contato físico com as crianças e com as famílias. Acerca da saúde mental docente frente às atividades remotas, vimos que a sobrecarga e a precarização do trabalho durante o período de pandemia geraram sofrimento e/ou adoecimento psíquico em todas as participantes, sendo as principais queixas relacionadas a alterações do sono, síndrome do pânico, esgotamento, cansaço mental, estresse, ansiedade, irritabilidade, sintomas psicossomáticos, angústia e esquecimentos. Espera-se que este estudo possa contribuir com a literatura fomentando discussões e impulsionando outras investigações no campo da avaliação e da saúde mental docente durante o período de pandemia. Pretende-se também, colaborar com a instituição onde a pesquisa se desenvolveu através de um curso de formação continuada que irá promover reflexões sobre avaliação e saúde mental docente, sendo esta proposta apresentada em forma de produto educacional que é um requisito dos programas de mestrado profissional, sendo uma intervenção que se alinha com a pesquisa realizada e tem como propósito o retorno à comunidade escolar, unindo o conhecimento científico com as práticas profissionais para promover uma educação de qualidade.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - MARY ÂNGELA TEIXEIRA BRANDALISE - UEPG (Suplente)
Externo à Instituição - ELISMARA ZAIAS KAILER - UEPG (Membro)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Suplente)
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 15:46
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