LEITURA EM AMBIENTE DIGITAL PARA CRIANÇAS: UM ESTUDO A PARTIR DO APLICATIVO “CRIANCEIRAS – POEMAS DE MANOEL DE BARROS”
Leitura em ambiente digital; Aplicativos digitais; Multimodalidade.
Em decorrência de um mundo globalizado e marcado pelas tecnologias digitais, com isso o texto em tela recebe formato multimodal e as relações entre leitor e texto (em tela) se transformaram. Por isso, a leitura em ambiente digital tem ganhado olhares e atenções nas pesquisas acadêmicas, sobretudo os aplicativos digitais de contação de histórias para as crianças, que neste trabalho elegeu-se como tema de investigação. Este estudo, então, buscou apresentar a relação da obra do poeta Manoel de Barros com o universo infantil, explorando como o artista Márcio de Camillo, reconhecendo essa aproximação dos poemas de Manuel de Barros com as crianças, transformou os poemas barrosianos em um projeto envolvendo música, dança, arte, texto, sons, tecnologia, ilustrações. Como aporte teórico para que esta pesquisa, nos apoiamos na concepção de Martins (2004); Koch e Elias (2008) Goulemot (2001) acerca da leitura como produção de sentidos; de Cosson (2007) e Paulino (2009) sobre letramento literário; Soares (2002); de Ribeiro (2008), Coscarelli e Ribeiro (2010) sobre o letramento digital e tecnologia digital; de Kress (2003; 2010), Rojo (2012; 2019) sobre os estudos acerca da multimodalidade textual. Diante disso, esse trabalho tem por objetivo analisar o aplicativo digital “Crianceiras – Poesias de Manoel de Barros”, bem como refletir sobre o conceito em que a multimodalidade está presente no aplicativo. A metodologia segue uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e exploratória, na medida em que fontes diversas, como materiais acadêmicos, sites, plataformas online, foram usadas para o embasamento do que foi discutido ao longo deste trabalho. Para realizarmos um levantamento das discussões a respeito da temática literatura digital para crianças e dos aplicativos digitais gratuitos disponíveis on line e direcionados ao público infantil, dentre estes selecionamos o aplicativo “Crianceiras – Poesias de Manuel de Barros” para analisar a multimodalidade presente nos poemas. A partir da análise realizada foi possível perceber que a literalidade dos poemas, bem como a multimodalidade que os gêneros digitais podem apresentar, na articulação entre escrita poética, a musicalidade e a ilustração, possibilitam a proximidade entre leitor e texto de maneira atrativa, com o propósito de prender a atenção desse pequeno leitor, estimulando as crianças por meio de práticas de leitura e de escrita a fazerem descobertas sobre a forma como a ação leitora se efetiva. Como produto educacional dessa pesquisa, como parte do Mestrado Profissional em Educação, um artigo sobre a preservação do hábito de leitura a partir da proposta do kindle.