AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: entre saberes e experiências de professoras em escolas de uma rede municipal no sul de Minas Gerais
Avaliação da Aprendizagem. Alfabetização. Ciclos. Formação de professores.
A presente pesquisa, desenvolvida em um curso de mestrado profissional em Educação, possui como objetivo analisar a avaliação da aprendizagem, com foco na leitura e na escrita, no ciclo de alfabetização nas escolas de uma rede municipal, afim de apreender concepções, práticas, limites e possibilidades. Logo, sua importância justifica-se pela necessidade de propor reflexões e discussões acerca das práticas avaliativas, visto que a temática ainda é cercada de muitas lacunas, pois nota-se o quão desafiador é realizá-la. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com caráter exploratório, e como procedimento metodológico foi realizado um estudo bibliográfico a partir de pesquisas e obras realizadas e publicadas por nomeados autores do campo da avaliação. Posteriormente, buscamos identificar as concepções de avaliação e alfabetização adotadas pela rede de ensino localizada no sul de Minas Gerais, por intermédio de análise documental, aplicação de questionários e entrevistas. As análises ainda serão concluídas, mas nota-se que, embora a avaliação seja adotada como um exercício constante pelas docentes, a função formativa perde lugar para as práticas tradicionais de avaliação. Mesmo com inúmeros instrumentos para serem utilizados, evidencia-se a preferência por provas. Neste sentido, observa-se ainda que a concepção de Ciclo é bem vaga, sendo este entendido somente como um período onde os alunos devem se alfabetizar, desconsiderando todas as necessidades pedagógicas que devem estar atrelas a ele.