VAMOS FAZER DE CONTA? CONTRIBUIÇÕES DO JOGO SIMBÓLICO PARA O
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL
Jogo Simbólico, Desenvolvimento Cognitivo, Brincar.
O presente trabalho trata das contribuições do jogo simbólico para o desenvolvimento cognitivo infantil. Nesse sentido, pretende-se compreender a relevância do brincar para o desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil, investigando como a prática docente influencia no brincar na sala de aula, refletindo como a prática pedagógica fundamentada nos pressupostos da epistemologia genética contribui para o desenvolvimento cognitivo de crianças da Educação Infantil. Para atingir este objetivo, primeiramente propõese uma revisão de literatura acerca dos estudos sobre a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, mais especificamente na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Em seguida, será realizada uma pesquisa participativa de abordagem qualitativa, com observação de duas turmas do 1º período da Educação Infantil. Diante disso, considera-se esse presente estudo de grande importância, uma vez que a pesquisa contribuirá para repensar novas práticas pedagógicas que proporcionem à criança os seus direitos e o de brincar, pois o mesmo é uma forma de linguagem que a ela utiliza para interagir consigo e com o mundo, produzindo cultura.