IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PESQUISAS ACADÊMICAS
Educação para o Trânsito. Cidadania. Transversalidade. Formação Docente.
A presente pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem por objetivo investigar como a educação para o trânsito tem sido implementada nos currículos das escolas de educação básica, tal pesquisa se justifica ao fato de que a legislação nacional do trânsito e educacional apontam a relevância da inserção de temas sociais no contexto escolar através da transversalidade, abordagem esta que integra diferentes áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade, de maneira a fornecer aos estudantes uma compreensão mais ampla e contextualizada dos conteúdos. Educar para o trânsito vai além de ensinar regras e normas de circulação, mas sim despertar nos estudantes um pensamento crítico reflexivo, capacitando-os a serem multiplicadores na promoção de um trânsito mais responsável e seguro, contribuindo assim para uma sociedade justa, igualitária e humanizada por meio do exercício da cidadania. Pretende-se desvelar os desafios enfrentados pela comunidade escolar para que a implementação da educação para o trânsito seja efetivada de maneira significativa contribuindo com a formação integral dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório por meio de revisão bibliográfica, foi realizado um levantamento das teses e dissertações dos repositórios da Capes e BDTD no período de 1996 a 2022, para que seja atingido o objetivo proposto pela pesquisa. O aporte teórico é sustentado por autores da área do trânsito e educacional, como: Lima, Schneider, Araújo, Gatti, entre outros. As análises ainda serão concluídas, porém as discussões apontam para desafios na área de formação docente inicial e continuada. De acordo com as reflexões, verificou-se que a inserção significativa da educação para o trânsito no currículo escolar ainda é um campo que merece maior discussão. Outro aspecto observado é que o debate sobre a formação docente inicial e continuada ainda se encontra incipiente.