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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL HENRIQUE DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL HENRIQUE DE ALMEIDA
DATA: 28/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: defesa em formato remoto
TÍTULO:

“PARA APRENDER A SER!” A EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR: SINALIZAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

 Educação Emocional. Psicologia Social. Formação de Professores. Projeto de Vida.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo examina a relevância da educação emocional no componente curricular Projeto de Vida, com base em análises acadêmicas. Também destaca a importância do manejo das questões comportamentais no contexto escolar. Além disso, investiga a forma como a temática tem sido abordada nos cursos de formação docente. O objetivo é analisar a importância da aprendizagem dos fatores emocionais na escola, tanto para alunos quanto para professores, ao considerar a escola como um ambiente propício para a construção da educação emocional, visando ganhos em cidadania e sociabilidade. O relatório parte do pressuposto de que é necessário conhecer e instruir sobre as emoções humanas, preparando os alunos para lidar com os conflitos emocionais, especialmente, aqueles vivenciados no ambiente escolar. Destaca-se a importância da inteligência emocional, que une o emocional e o cognitivo para um desenvolvimento eficaz da vida. O estudo observa ainda a aplicação do componente curricular Projeto de Vida; no Ensino Médio, conforme regulamentado pela BNCC, e investiga as bases dos educadores para suscitar discussões sobre o conteúdo. A pesquisa também aborda o impacto do ensino das emoções nas questões sociais e nas habilidades dos educadores para trabalhar com esse conteúdo, buscando promover discussões além do campo filosófico, com base em teorias e produções acadêmicas sobre educação emocional nas escolas e sua construção dá-se por meio da escrita de 3 artigos, a saber: artigo I: “A Educação Emocional na escola. Contribuições para a concepção da identidade do sujeito e sua relevância para a construção de cidadania - um estado da arte.” O objetivo da produção foi prescrutar os resultados de uma revisão bibliográfica de dissertações no Portal de Teses e Dissertações da CAPES, apontando quais foram as contribuições e também os desafios enfrentados na implementação da educação emocional no contexto escolar. O artigo II: “Que rei sou eu?” – Os aspectos da adolescência à luz da Psicanálise e as implicações do Projeto de Vida. Este segundo artigo fará um apanhado, tendo por base a teoria freudiana, sobre os principais aspectos da constituição adolescente, que com seus desafios e angústias, segue em (des)acordo com a irradiação ética emanada da civilização. Ainda dentro do artigo será abordado as concepções teóricas do Projeto de Vida. O artigo III: “Quem veio primeiro, a razão ou a emoção?” – a estrutura da educação emocional no âmbito da competência 8 da BNCC e as sinalizações para a formação docente. Este artigo se dedicará à organização de uma proposta de educação emocional enquanto práxis escolar, com destaque para as possíveis metodologias de ensino que fomente as discussões acerca do tema. O artigo ainda trará as sinalizações para a formação docente por intermédio da elaboração de uma Sequência Didática. Quanto à organização metodológica, este relatório é de ordem bibliográfica, interpretativa, com análise documental. Como estratégia metodológica optou-se por uma revisão narrativa, considerando os documentos doutrinadores das políticas educacionais que versam sobre o Novo Ensino Médio brasileiro. Já quanto ao

procedimento técnico, cumpre destacar que os dados descritos neste relatório foram extraídos de plataformas de pesquisa aberta em ambientes virtuais, bem como consultas de livros. Dessa forma, para fomentar os estudos, foram consultadas produções de autores relevantes e de notória contribuição no campo científico, no escopo da temática contemplada em nossa pesquisa.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Suplente)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GONÇALVES DE ABREU SOUZA - UNIFAL (Membro)
Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG (Suplente)
Notícia cadastrada em: 13/07/2023 14:45
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