O PAPEL DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ACOLHIMENTO DOS PROFESSORES INICIANTES DA REDE MUNICIPAL DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS
Pesquisa-Formação. Formação de professores. Professores iniciantes. Acolhimetno e indução.
O presente estudo tem o objetivo de investigar como se dá a formação continuada de um grupo de professores e supervisores de um município do sul de Minas, seus desafios e possibilidades para o acolhimento ao professor seja ele iniciante, ingressante ou experiente. Para tanto, através da pesquisa-formação procuraremos compreender como o desenvolvimento profissional é visto pelos supervisores e professores, perpassando por reflexões que considerem as caracterísitcas de cada profissional e do grupo, enaltecendo a figura do supervisore/ou coordenador pedagógico como um agente colaborador e investidor em seu próprio desevolvimento e de sua equipe de trabalho, fortalecendo assim as práticas realizadas em sala de aula. Esse estudo tem uma abordagem qualitativa e será realizado a partir da pesquisa-formação que terá como princípios a reflexão crítica sobre a prática, a análise de necessidades formativas, a criação de situações de contradição para produção de afetos e a produção do novo sobre o desenvolvimento da prática. Acredita-se que essa forma de pesquisar permite que aformação em contexto seja construída com todos os autores do prcesso e ainda que a academia se aproxime da realidade nas instituições de Ensino.