O PAPEL DAS EMOÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Ensino-aprendizagem; Neurociência; Emoção; Memória.
Os estudos no campo da Educação sobre as descobertas das neurociências e sua aplicação pedagógica necessitam de um maior aprofundamento para o entendimento não só do potencial neurológico da criança, como também do crescimento e conhecimento de conceitos e saberes em torno da aprendizagem, da curiosidade e da estimulação presentes nas dinâmicas de salas de aulas. O presente trabalho leva em conta a rápida elevação da publicação de estudos sobre o cérebro humano, especificamente sobre as emoções e como os estudos neurocientíficos perpassam e contribuem para o processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, por meio de uma revisão bibliográfica e de uma meta-análise sobre a temática, pretende-se investigar o circuito emocional como mediador na formação da memória com conteúdo emocional, e como esse processo pode contribuir na aquisição e consolidação da aprendizagem. Sendo assim, ao conhecer o funcionamento neuroanatômico e neurofisiológico das emoções e qual a sua contribuição para o ensino-aprendizagem: haveria possibilidades de corroborar com o trabalho do professor? Tornaria sua prática mais significativa e eficiente? E, por fim, traria possibilidades de desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais adequadas?