SABERES SENSÍVEIS E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA DIDÁTICA COMPROMETIDA COM AS INFÂNCIAS
Saberes Sensíveis; Documentação Pedagógica; Linguagens Poéticas; Formação Docente.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da linguagem poética para o processo de documentação pedagógica e constituição de uma didática para a Educação Infantil, bem como analisar as possíveis contribuições da documentação pedagógica como ferramenta para uma didática que acolhe e respeita as culturas da infância. Dentro dessa perspectiva, temos como principal referência o trabalho desenvolvido por Loris Malaguzzi, dialogando com conceitos como saberes sensíveis, experiência estética e linguagem poética. Junto a isso, pretendemos construir referenciais e percursos formativos para pensar o a formação docente no âmbito dos saberes sensíveis e documentação pedagógica. Optamos por uma pesquisa de caráter qualitativo com base na a/r/tografia e na pesquisa-formação, caminhos metodológicos que nos permite dialogar entre a perspectiva investigativa, pedagógica e poética. A pesquisa de campo deve se desenvolver em dois locais: Escola Jardim dos Pequenitos (Santo André/SP) e Briquedoteca da UFLA (Lavras/MG). Esperamos poder contribuir para o enriquecimento das discussões dentro do campo da formação docente, linguagem poética e documentação pedagógica.